Faça sua pesquisa AQUI!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Música (Por Jorge Jesuino)

Por Jorge Jesuino

"Veio mais a mim à palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus, tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura, estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa; a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus TAMBORES E OS TEUS PÍFAROS; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas... " (Ezequiel 28:11-14)
Esta foi à criação do que chamamos de Música, Deus a criou como um todo, não temos dúvida nenhuma. A dúvida é como devemos usa-la para a adoração a Deus. Esta é uma pergunta que tentaremos responder.
" Se você quiser alcançar os jovens neste país, escreva uma canção "... (Serge·Denisff, Sociólogo)···Não há nada errado sobre apreciar um concerto". Secular por simples prazer e admiração do que é belo. Isso é perfeitamente lícito. Mas temos de ser críticos e analíticos ao máximo quanto à música sacra. Por que? Porque ela não foi feita simplesmente para nosso entretenimento: ela foi feita para adorar a Deus! Esta linha de raciocínio nos leva a aceitar tudo que o mundo faz, admirando e até sentindo prazer em tal música, sem nos preocupar com quem escreveu, como escreveu e porquê escreveu aquela canção, ela somente vê a beleza estética da música, cristãos aplaudem músicos que não têm suas vidas e sua arte guiadas por Deus e que estão às vezes até drogados, músicos de qualidade, mas completamente destituídos de qualquer valor cristão...Mas, no âmbito da adoração, nunca, mas nunca aceitar músicas e músicos que não sejam "Sacros"...A pergunta é: O quê é música Sacra?
Essa linha de pensamento mostra uma meia verdade, uma verdade aparentemente "santa", mas que na verdade esconde um tremendo senso de tradição. Se meus avós não cantavam essa música na igreja, então ela não é santa...É o que na verdade dizem estes que defendem esta linha teológica. Esquecem que aquilo com que hoje adoramos, muitas vezes foi considerado profano e fora da cultura, em uma época não muito distante. Eles se esquecem que, para o judeu, a adoração era um estilo de vida, não uma atividade confinada aos cultos realizados nos templos no dia de sábado. Sendo assim a música utilizada por eles estava relacionada a uma grande variedade de atividades diárias e era usada com diversos fins e propósitos, a saber:
Promover alegria, Gn 31:27; Ec 2:1; Ec 2:8-11. Na guerra, Js 6; 2Cr 20:21-22. Como expressão de arte e poesia, Cantares de Salomão. Como forma de protesto, Sl 73. Para confissão, Sl 32; Sl 51. Para oração, Sl 7; Sl 38; Sl 64. Para testemunho, Sl 23; Sl 46. Para terapia, 1Sm 16:14-17; 1Sm 23. Como dever religioso, Sl 81:1; Sl 95:1; Is 30:29. Como expressão de lamento, Lamentações de Jeremias,e outros.
"A música, como vimos, foi criada por Deus e já existia mesmo antes de haver o homem. No livro de jó, o mais antigo das escrituras, lemos que quando Deus lançava os fundamentos da terra, as estrelas da alva cantavam e todos os filhos de Deus se rejubilavam(Jó 38:1-7). Se compararmos esta passagem com Isaías 14:12 onde Lúcifer é chamado de estrela da manhã e filho da alva, podemos entender que, mesmo antes da criação do universo, havia no céu uma hoste angelical separada para cantar louvores ao eterno Deus, da qual Lúcifer parece ter sido regente(Ez 28:12-15)...Sandro Baggio Entendemos que a música deve ser feita para adorar a Deus, passar valores cristãos, transmitir VIDA. Entendemos também que nessa busca temos tidos alguns exageros por parte de alguns artistas que se dizem "cristãos".
Keith Green diz: "Jesus não quer que sejamos tão bons quanto o mundo, Ele quer que sejamos melhores! E isso não significa excede-los no som, no estilo, ou no talento - significa ultrapassa-los no valor "
Como é a Adoração a Deus?????
Considero Jack Hayford em melhores condições que eu para responder esta pergunta, ele diz:" A adoração deve ser sempre espiritual e física. Primeiro, ela é espiritual porque deve vir do coração. Segundo, ela é física, porque ocorre num lugar, e sempre envolve um sacrifício. Esses dois fatores nunca mudaram: a adoração é num lugar, e a adoração envolve um sacrifício. O que mudou foi à natureza desses dois fatos: o local mudou constantemente e o sacrifício tomou diferentes formas. Talvez a melhor descrição do lugar de adoração seja uma tenda. Abraão, foi o primeiro a dizer: Levanto minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e terra(Gn.14:22), era um peregrino - habitava em tendas. Depois, através de Moisés, Deus ensinou Israel a adorar numa tenda - o tabernáculo - e esse pavilhão era armado no meio do acampamento em cada pausa da jornada. Mas tarde Jesus ensinou que Deus não especifica mais um lugar, mas os que o adoram em espírito e em verdade podem conhecer a Sua presença onde quer que O adorem. Aprendemos então com Moisés a mobilidade da adoração - onde quer que vamos, que um pavilhão de louvor seja armado; e de Jesus aprendemos a nobreza da adoração - a qualidade real dos corações louvando a Deus "
É interessante vermos como a música esta intimamente ligada à adoração, mas não posso deixar de falar algo aqui, a música esta ligada à adoração e não o inverso. Para a adoração não se precisa de música ". Adoração não é música "foi o que Ron Kenoly dizia sem parar em uma de suas palestras em São Paulo (2000), a música nasce de uma adoração sincera a Deus. Se você esta feliz, como Davi estava quando trouxe a arca para Jerusalém, então a música desta adoração será alegre. Se você esta com medo, como Abraão quando levava seu filho para o sacrifício, então a música desta adoração será de contrição. Se você esta prestes a ser sacrificado por pecados que não cometeu, como Jesus no monte, então a música desta adoração será de uma dor tão profunda a ponto de faze-lo suar sangue.
Note que nos dois últimos casos a bíblia não fala na presença de nenhuma música, não era necessário, pois o ato de adoração não requeria músicas, mas em Davi a música se fez presente de tal forma, que a bíblia relata que ele dançava na presença de Deus tão intensamente a ponto de uma de suas esposas repreende-lo. No novo testamento temos uma das demonstrações de adoração mais profunda na história, lemos: "A minha alma engrandece ao Senhor, e meu espírito se alegrou em Deus meu salvador".Lucas 1:46-47. Notemos que Maria olhou para dentro de seu coração - não a sua volta, nem para cima, mas para sua alma. E, tendo os olhos iluminados pelo Espírito Santo, ela enxergou em seu interior a maravilhosa presença de Jesus. Judson Cornwall diz: "Que contraste entre essa espontânea explosão de louvor e os rituais de culto do velho testamento! Grande parte da antiga forma de adoração era constituída de holocaustos, ofertas, cantilenas, vestes especiais e queima de incenso, pois as idéias dominantes aí eram fazer a expiação dos pecados e aplacar a ira divina. Vez por outra, aparecia um Davi que conseguia comunicar-se com Deus em jubilosos cânticos. Mas os teólogos, que acreditavam que a religião se resumia na prática de rituais e na observância de preceitos, acabavam por empanar o brilho desses indivíduos...Judson ainda diz: "Não foi por acaso que Deus escolheu uma jovem para ser mãe de Jesus. Uma jovem se alegraria nele de uma forma não religiosa. E seria muito melhor que Jesus se desenvolvesse nesse tipo de atmosfera, e não no lar de um escriba ou sacerdote, amarrados a cerimoniais, formalidades, rituais e cultos. Com Maria não seria desse modo".
Esta é uma questão muito delicada, sei que piso em terreno minado, pois todos tem sua própria opinião a respeito deste assunto. Mas é isso mesmo que eu defendo, cada um tem sua maneira de desenvolver sua adoração, desenvolver sua devoção e desenvolver sua música. A música faz parte da história da humanidade, ela esta junta em várias situações, ela tem o poder de alienar pessoas, como também tem o poder de traze-las para perto de Jesus Cristo. Na segunda grande guerra, vimos como o nazismo foi embalado por canções, músicas eram tocadas em quartéis para que os soldados pudessem ter em mente um propósito e o porquê de uma raça "pura".
"A música como um todo é uma força muito poderosa. Possui um modo de quebrar barreiras. Algumas vezes, quando um pregador ou um livro não consegue, a música consegue. Mas muitos artistas estão usando essa ferramenta poderosa com letras horríveis e negativas, e estas letras estão moldando seus valores... Por quê não podemos tomar esta mesma força -Música- colocar letras positivas e começar a moldar valores com ela?"...Sandy Patti
Deus certamente esta fazendo algo novo em nossa época, e a música tem sido grandemente usada nesse mover divino. Milhares de jovens e adultos estão voltando-se para o evangelho em concertos de música cristã contemporânea. George Verwer, fundador da Operação Mobilização(OM), diz que onde quer que a igreja esteja crescendo, é geralmente acompanhada de música contemporânea. Mas, o grande desafio de nosso tempo é permanecermos em uma "visão" de inteira devoção ao Deus da música e nunca a música de Deus...O Deus que servimos é mais importante que qualquer música é mais importante que qualquer campo harmônico, melódico e rítmico de canções que podemos compor. Ele é mais importante até que nossos "achometros" e conceitos. O que nunca poderemos fazer é segurar o mover de Deus em nosso tempo, pois a bíblia esta repleta de colocações do Novo; novo tempo, nova música, nova unção, etc...Somente Deus é ontem, hoje e eternamente, somente a Ele foi dado este poder, não vemos em nenhum lugar nas escrituras dizendo que a música que Davi cantou e dançou, quando trouxe a arca para Jerusalém, deve ser a música tocada e cantada em nosso tempo.
Judson Cornwall diz: "Graças a Deus que existem os jovens, os simples, os não-religiosos que, tão logo conhecem a Jesus, começam a regozijar-se em sua presença e a exaltar sua maravilhosa graça. Toda igreja precisa ter novos convertidos que venham infundir nova vida em sua religiosidade" · O fato é que a verdadeira adoração não é uma mera recitação de credo religioso decorado. É mais que isso. É uma manifestação informal do gozo interior decorrente do relacionamento com Jesus Cristo.
"Toda nota, todo tom e toda harmonia é de origem divina e pertence a nós... tragam suas cornetas, harpas, órgãos, flautas, violinos, pianos e tambores, e qualquer outra coisa que produza melodia. Ofereça-as a Deus, e utilize-as para tornarem seus corações alegres diante do Senhor..."Willian Booth
Que possamos adorar a Deus em nossos corações...
Paz
Jesuino

http://www.adorando.com.br/novo/Musicando.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário